terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desnutrição

A desnutrição pode ser o resultado de pouca alimentação ou ao contrário do que muitos pensam, alimentação excessiva.

Ambas as condições são causadas por um desequilíbrio entre a necessidade do corpo e a ingestão de nutrientes essenciais.

A desnutrição ocorre em fases: primeiro ocorrem alterações na concentração de nutrientes no sangue e nos tecidos, depois alterações nos níveis de enzimas, e logo passa a ocorrer mal funcionamento de órgãos e tecidos do corpo e então surgem sintomas da doença que podem levar até a morte.

Fome oculta

É  a carência nutricional de micronutrientes causada principalmente, por falta de uma alimentação adequada.Pode-se manisfestar independente a idade,sexo ou classe social e atinge cerca de 1\4 da população mundial.


A fome oculta, está bastante relacionada com as dietas inadequadas para perda de peso e seus efeitos ao organismo costumam passar despercebidos.

Os sintomas percebidos ao longo prazo são:


  • Dores musculares (quando o individuo pratica exercícios físicos e não repõem os nutrientes perdidos);


  • Fraqueza e conseqüentemente cansaço e indisposição;


  • Dificuldade de concentração;


  • Maior vunerabilidade a infecções.


  • O perigo da fome oculta está no fato de que ao passar despercebida pelo individuo,costuma desencadear doenças futuras dentre elas osteoporose, câncer ,anemia, hipertensão.

    Formas de prevenção e recuperação:
    A melhor forma de prevenir e recuperar uma pessoa debilitada é a promoção de uma dieta equilibrada,com todos micronutrientes e macronutrientes,sem excessos nem escassez,estabelecendo uma relação de proporção entre eles. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário